segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Historia do Surf



Existem varias hipóteses de como foi criado o surf porem a mais aceita mundialmente afirma que o surf nasceu na Polinésia ou no Peru, duas regiões cercadas pela águas sagradas do Pacífico Sul.

No início era apenas diversão, o puro prazer de deslizar sobre as ondas. Ao regressar à terra firme após horas ou até mesmo dias trabalhando mar afora, descobriu-se ser mais emocionante e desafiador descer as ondas de pé sobre o casco das embarcações.

Navegando pelos padrões que os ventos, a terra e as correntes criavam na água e seguindo o caminho das estrelas e do coração, os aventureiros polinésios cruzaram o Equador e chegaram às ilhas havaianas, encontrando apenas formações rochosas, tempestades e poderosas ondas.

Uma vez no Havaí, os exploradores deram origem a uma nova civilização, adaptando a mitologia e o modo de vida das ilhas à sua cultura, especialmente no brincar com as ondas do oceano. As tarefas diárias eram deixadas de lado sempre que houvesse um bom surf. Os homens, as mulheres, os jovens, todos participavam, até mesmo a realeza das ilhas, que por seu grande amor à atividade, dava-se ao luxo de reservar os melhores locais para uso particular.


Primeiros havaianos surfistas – foto Hawaii Maritime Center


Na segunda metade do século XVIII, os primeiros havaianos continuavam a ser peritos do surf. Infelizmente, as poucas relíquias que encontramos de 200 anos atrás escassamente revelam o que se passou antes dos navios Resolution e Discovery, do Capitão James Cook, avistarem as ilhas em 1778.

A chegada do homem branco trouxe todo tipo de maravilhas às ilhas: metais, armas, uniformes, doenças e uma nova religião, levando o Havaí a um século de desintegração cultural, que culminaria no desmoronamento da antiga cultura do surf.

No virar do século as ilhas tinham se tornado território americano, a população de havaianos puros foi dizimada, os nativos eram sobretudo cristãos e o surf regredira pelo menos 100 anos. Muitos surfistas resistiram à colonização branca, mantendo o surf como a mais amada e praticada atividade cultural. Destaque nessa época para o jovem Duke Paoa Kahanamoku, considerado o pai do surf moderno.

Nascido em 1890, Duke transformou-se num esportista fenomenal, ganhando duas medalhas de ouro olímpicas (1912 e 1920) e batendo o recorde mundial dos 100 metros livres em 1914, com 53,8 segundos. Em 1914, foi convidado pela Associação de Natação de Nova Gales do Sul para ir à Austrália. Entre as participações em demonstrações e competições de natação, em 23 de dezembro o havaiano fez uma exibição de surf para as multidões de Freshwater, perto de Sidney.




Duke Kahanamoku, o pai do surf moderno.




Com a semente plantada na América, Europa e Oceania, Duke tornou-se o símbolo universal do surf e do espírito aloha, sendonsável peo lembrado até hoje como o maior respla divulgação do surf em nível mundial.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Lifestylesurf.blogspot.com Copyright © 2009 Community is Designed by Augusto Guimarães